O nosso top 10 (e o vosso)

Por aqui também elaborámos um top 10 de coisas que nos deixam felizes e um top 10 de coisas que nos aborrecem.

10 coisas de que gostamos:
1-Que os nossos leitores nos escrevam a dizer que gostaram do nosso livro;
2-Que as capas cheguem das gráficas ainda mais bonitas do que imaginámos;
3-Que os escritores gostem tanto do nosso "clube" quanto nós;
4-Que os livreiros se apaixonem pelos nossos livros;
5-Que os leitores divulguem os nossos livros junto dos seus amigos;
6-Que as capas dos nossos livros circulem por aí (e sempre pelas melhores razões);
7-De encontrar pessoas no metro (e nos comboios, e nos autocarros) com um livro nosso por companhia;
8-De saber que os nossos livros vão bem com esplanadas, jardins, praias, sofás, parques e outros que tais;
9-Que os bloggers e os jornalistas dêem destaque aos nossos livros;
10-De saber que somos lidos.

10 coisas que nos aborrecem:
1-Quando nos dizem que não gostam das nossas capas;
2-Quando desconhecem o contéudo do livro e criticam as nossas capas;
3-Quando avaliam os livros apenas pelas capas;
4-Quando livros bons, mesmo bons, não são descobertos pelos leitores;
5-Quando livros bons, bons à séria, são criticados gratuitamente;
6-Quando percebemos que devíamos ter aumentado a tiragem de determinado livro;
7-Quando percebemos que devíamos ter reduzido a tiragem de determinado livro;
8-Quando "perdemos" livros importantes;
9-Que classifiquem os livros;
10-Que não se leia mais, muito mais.

Agora o desafio está do vosso lado. Digam-nos 10 coisas de que gostam e 10 coisas que vos aborreçam. Vai ser giro. 

4 comentários:

  1. Um bom desafio nunca se recusa!! :)
    Assim, aqui fica o meu top 10 em espelho do vosso ;)

    10 coisas de que gosto:
    1-Que seja publicada uma novidade que seja uma boa surpresa;
    2-Que as capas e os títulos tenham algo que ver com o conteúdo do livro; que as capas sejam bonitas e não “bonitinhas”;
    3-De descobrir novos escritores e novos livros;
    4-Que os escritores sejam simpáticos e acessíveis e não “prima-donas”;
    5-Que os editores e os livreiros não cataloguem os leitores preconceituosamente pelo que lêem (todos temos fases para todos os géneros);
    6-De divulgar e discutir bons livros junto dos meus amigos (em tertúlias e blogs);
    7-De andar sempre com um livro;
    8-De ler em qualquer lado… transportes, esplanadas, jardins, praias, sofás, parques e outros que tais;
    9-Que as editoras participem em passatempos e “promoções”;
    10-De ler e ter livros, de lhes tocar, senti-los, cheirá-los, saboreá-los.

    10 coisas que me aborrecem:
    1-Quando as capas não correspondem ao tipo de conteúdo;
    2- Quando os títulos não correspondem à ideia original;
    3- As muitas más traduções e revisões;
    4-Quando livros bons, mesmo bons, não têm a divulgação que merecem;
    5-Quando livros bons, bons à séria, têm campanhas de marketing em que não de enquadram;
    6-Quando os escritores tomam os leitores por tontos;
    7-Quando as editoras se comprometem com uma trilogia, ou um autor e depois se esquecem dos leitores e dos autores e não os publicam mais… nada pior que uma trilogia incompleta;
    8-Quando empresto livros e não mos devolvem ou mos entregam em más condições;
    9-Que classifiquem os leitores em função do livro do momento;
    10-Que os livros sejam tão, mas tão, exorbitantemente caros.

    Abraços literários!!

    ResponderEliminar
  2. Ah! Esqueci-me de algo que me aborrece mesmo muito...

    11-Que editem livros antigos como se fossem novos...

    ResponderEliminar
  3. 10 coisas de que gosto:
    1-Do cheiro intenso dos livros
    2-De capas de livros maravilhosas;
    3-De histórias que me acompanham muito depois de serem lidas;
    4-De entrar numa livraria só para estar rodeada de livros;
    5-De falar sobre livros que amei a amigos e conhecidos;
    6-De comprar livros mesmo quando ainda tenho muitos para ler;
    7-De ver alguém que não conheço mas que está a ler o mesmo livro que eu;
    8-De falar sobre a minha paixão pelos livros;
    9-Adoro o meu blogue literário, o meu Manta de Histórias;
    10-Adoro a minha ainda pequena biblioteca.

    10 coisas que me aborrecem:
    1-Quando criticam um livro que desconhecem;
    2-Quando quero livros e não os posso ter;
    3-Quando avaliam os livros apenas pelas capas;
    4-Quando as pessoas não percebem porque gosto de ler;
    5-Quando empresto livros e não me devolvem;
    6-Quando as pessoas não tratam os livros como uma flor frágil;
    7-Quando percebo que nem toda a gente partilha a paixão pelos livros;
    8-Quando não tenho tempo para ler os meus livros;
    9-Encontrar erros de tradução num livro;
    10-Que não se leia mais, muito mais.

    ResponderEliminar
  4. 10 Coisas que gosto:

    1. Que um autor desconhecido me consiga surpreender com uma boa história.
    2. Que as editoras sejam acessíveis as dúvidas que possa ter.
    3. Adoro cheirar os livros assim que chegam ou que compro.
    4. Adoro capas e títulos chamativos e que tenham algo a ver com a narrativa do livro.
    5. Adoro que os livros tragam o marcador correspondente.
    6. Ter muitos livros por ler, 30 ou mais livros.
    7. Gosto de variar o género literário, intercalar.
    8. Gosto de recomendar os livros que li e adorei.
    9. Adoro quando é publicado um livro novo de algum autor que goste muito.
    10. Gosto da minha biblioteca pessoal, e adoro entrar em livrarias e ficar a ver as novidades.
    11. Gosto de andar sempre com um livro atrás mesmo que ás vezes não tenho oportunidade de o ler.

    10 Coisas que me aborrecem

    1. Que me estraguem um livro que emprestei.
    2. Ver livros maltratados mesmo que não sejam meus.
    3. Que façam opiniões falsas de um livro só para agradar e depois por trás comentem a dizer que não gostaram.
    4. Não conseguir ler mais, por ter outras coisas para fazer.
    5. Que me interrompam a leitura quando estou completamente concentrada.
    6. As gralhas nos livros, erros ortográficos.
    7. Não conseguir comprar todos os livros que gostaria por serem tão caros.
    8. Quando estou mesmo acabar um livro e o sono vence e só consigo terminar no dia seguinte fico furiosa.
    9. Que as Editoras não sejam mais seletivas e vejam bem a quem dão os livros.
    10. Que vendam os livros que ganharam num passatempo em que participaram mas nem queriam o livro, quando havia outros que o desejavam.
    11. Julguem um livro pela capa


    ResponderEliminar